fbpx

COMO RECICLAR LIXO CORRETAMENTE

Ainda que se fale muito na importância da coleta seletiva, não é todo mundo que sabe exatamente como separar o lixo orgânico do reciclável e, portanto, reciclar lixo corretamente. A verdade é que a tarefa não é tão simples quanto parece.

Confere algumas dicas de como não se perder na hora de cuidar do lixo.

Primeiro: Como saber se o lixo é seco ou orgânico.

LIXO ORGÂNICO

O Lixo orgânico é composto por materiais biodegradáveis oriundos tanto de plantas quanto de animais. Uma característica desse tipo de resíduo é o fato de que ele é decomposto por outros organismos ao longo do tempo. Na maioria das vezes, é formado por vegetais, frutas, alguns papéis (em especial os sujos de resíduos como comida), ossos e detritos humanos que se desintegram rapidamente.

A escolha por produtos biodegradáveis é parte importante na busca por sustentabilidade. Isso se deve a sua velocidade de decomposição, muito mais breve do que itens como sacolas plásticas e garrafas pet.

LIXO SECO

O lixo seco é, como o próprio nome demonstra, tudo que não está sujo de outras substâncias. De uma maneira simples, porém verdadeira, lixo seco é tudo aquilo que pode ser reciclado. 

Materiais como papel, plástico, metal e vidro são bons casos do que vem a ser chamado de lixo seco. Isto significa que sacos plásticos, embalagens de papelão, potes, garrafas, latinhas, pregos, jornais e até carcaças de computadores e eletrodomésticos. 

Mas é preciso ficar atento para baterias, pilhas e outros produtos que contém químicos. Estes materiais devem ser descartados em um lixo específico, não fazendo parte nem do seco nem do orgânico. É importante saber disso, pois o mau descarte destes itens pode contaminar o solo.  

TIPOS DE LIXO

Os tipos de separação de lixo variam muito dependendo do lugar do mundo. Para você ter ideia, a wikipedia conta com uma lista com mais de 50 tipos diferentes de lixo. Mas os tipos mais comuns são:

  • PAPEL
  • PLÁSTICO
  • METAL
  • VIDRO
  • ORGÂNICO

DICA DE COMO RECICLAR LIXO ORGÂNICO: COMPOSTAGEM.

Compostagem! Esta técnica não apenas diminui o desperdício do lixo orgânico, mas também pode dar um up no seu jardim. De acordo com a EPA (Evironmental Protection Agency), “compostagem é um material orgânico que pode ser adicionado ao solo para ajudar no crescimento das plantas”. Isso significa mais produção e flores mais bonitas.

VANTAGENS DA COMPOSTAGEM

  • Enriquece o solo, ajudando a suprimir doenças das plantas.
  • Reduz a necessidade de fertilizantes químicas.
  • Estimula a produção de bactérias benignas e fungos que quebram a matéria orgânica, gerando um material rico para o solo.
  • Reduz a emissão de metano.

DICAS PARA RECICLAR LIXO SECO

Reciclar lixo seco é um processo que usa os resíduos e os transforma em novos produtos. Trata-se de uma ótima forma de reduzir o uso matéria prima, além de reduzir o gasto de energia e polui muito menos o ar.

É importante saber que a reciclagem começa em casa, com a separação do lixo. Itens recicláveis normalmente incluem:

Papel

Livros, jornais, revistas, envelopes e etc.

Plástico

Sacolas, garrafas de água e refrigerante, sacolas de borracha.

Vidro

Produtos como copos quebrados, além de garrafas de vinho e cerveja podem ser reciclados.

Alumínio

Latinhas oriundas de refrigerantes, cervejas, extrato de tomate e outro. (A reciclagem de alumínio é uma das que mais poupa o meio ambiente.)

Confira mais dicas de sustentabilidade clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo