fbpx

7 DICAS PARA MANUTENÇÃO DA SUA IMPRESSORA

Uma impressora é item importante para o seu home office ou empresa. Afinal, você não quer ter que correr até uma livraria ou até uma gráfica local apenas para conseguir algumas páginas. Porém, a manutenção da sua impressora é algo que precisa ser sempre observado. Para evitar que ela te deixe na mão quando você necessitar fazer aquela impressão urgente. Portanto, confere abaixo algumas dicas para você manter a manutenção de impressoras sempre em dia.

  1. LIMPE O CABEÇOTE DA IMPRESSORA  

É essencial limpar o cabeçote da impressora ao menos uma vez ao mês. Remova o cartucho e limpe o cabeçote com água morna. Não use tecidos molhados ou álcool para limpá-lo. Depois de realizada a limpeza, deixe que a peça seque completamente antes de recolocá-la.

  1. IMPRIMA UMA PÁGINA EM BRANCO

Imprimir uma página em branco ajuda na coleta de poeira e detritos, assim como na retirada de restos de toner que podem estar presos dentro da impressora. Se sua impressora usa tinta, ainda assim é prudente imprimir uma página em branco para coletar a poeira e a sujeira. Todo detrito perdido dentro da impressora vai lentamente acarretar uma efeito de acúmulo, o que, no longo prazo, vai implicar em erros nas imagens impressas ou impossibilitará a impressão por completo. Escritórios ou casas com janelas abertas podem fazer com que a poeira cresça rapidamente.

No caso de você usar pouco a impressora, é importante manter o costume de imprimir uma página em branco ao menos uma vez na semana em virtude de evitar a secagem dos cartuchos.  

  1. UTILIZE OS PRODUTOS ADEQUADOS

Evite o uso de solventes ou limpantes com base em amônia para limpar sua impressora. Se seu objetivo é higienizar o exterior da máquina, é melhor umedecer um pano com álcool isopropílico ou etílico. Certifique-se de inspecionar também os rolos que pegam o papel para ver se estão empoeirados. Limpe-os quando necessário.

  1. MANTENHA-SE ATENTO AOS NÍVEIS DE TINTA

Tentar realizar uma impressão em um equipamento com níveis baixos de tinta pode causar danos à impressora. Muitas impressoras vão parar de funcionar e mostrar uma mensagem de erro se você tentar imprimir com pouca tinta; isso acontece para evitar danos. Portanto, quando você perceber que as imagens estão ficando problemáticas, isso pode ser um indício de que está na hora de trocar os cartuchos.

  1. ESCOLHA O CARTUCHO CERTO

Cartucho HP 662 Original Tricolor 2ml CZ104AB

Cartuchos são caros e, portanto, é natural que você fique tentado a comprar cartuchos baratos e duplicados. No entanto, nunca deixe de prezar pela qualidade do seu Toner/Cartucho de tinta. Optar por cartuchos originais e de marca é a melhor opção, pois cartuchos recarregados ou de baixa qualidade terão um impacto no hardware da sua impressora. Além de resultar em uma impressão ruim.

  1. ATUALIZE OS DRIVERS

Uma dos aspectos mais importantes, e que muitos usuários ignoram, é a necessidade de realizar o update dos drivers. Manter-se atualizado através da instalação dos últimos drivers produzidos pelas empresas irá ajudar a sua impressora a manter as melhores condições. Alguns equipamentos apontam automaticamente quando é o momento de realizar alguma atualização. Outros, é preciso que você visite o site da marca para buscar a atualização. Não ignore essa necessidade de deixar sua impressora up-to-date.

      7. USE O PAPEL RECOMENDADO

Papel Chamex A4 75g Office Branco

É verdade que o melhor e mais recomendado papel para impressão pode ser um pouco mais caro do que os demais. Assim, muitas pessoas se rendem à tentação de comprar o mais barato, mas como diz o ditado: às vezes, o barato sai caro.  A dica é a de procurar seguir a recomendação de papel da fabricante de sua impressora. É melhor gastar um pouco mais nisso do que correr o risco de danificar seu equipamento.

Rolar para o topo