DICAS PARA GERENCIAR SEU TEMPO E OTIMIZAR TRABALHO E ESTUDO

Todos vivem as mesmas 24h do dia, mas algumas pessoas parecem render mais.

Embora pareça, essas pessoas não têm o poder de desacelerar o tempo, o que elas sabem fazer é gerenciar seu tempo da melhor forma possível.

Quer saber como se tornar um mestre na arte de gerenciar seu tempo? Comece conferindo algumas destas dicas:

1 – FAÇA UMA AUDITORIA DO SEU TEMPO

O primeiro passo é encontrar onde você gasta o seu tempo ao longo do dia. Geralmente, há uma grande discrepância entre o que você acha e a realidade.

Assim, uma boa dica é baixar um aplicativo e registrar tudo o que você fizer durante uma semana (recomendamos RescueTime, Toggl ou Calendar). Após monitorar por uma semana, faça o download dos relatórios e os avalie.

Com esses dados, você pode facilmente encontrar os pontos-chave para melhorar seu uso do tempo. Por exemplo, talvez você descubra que perde horas preciosas em reuniões desnecessárias ou dando atenção a tarefas de baixa prioridade.  

Isso nos leva à segunda dica.

2 –  DETERMINE UM TEMPO LIMITE PARA CADA TAREFA

Determinar um tempo limite para cada tarefa vai lhe ajudar a evitar distrações e a procrastinação. Por exemplo, se você quer escrever um artigo para o seu blog, determine um tempo de, digamos, duas horas. Isso significa que, se você começar às 10h, terá que terminar até às 12h. O sentimento de objetivo transforma sua tarefa em um jogo, um desafio a ser vencido, isso ajuda muito na organização.

É recomendado você planejar também pequenas pausas para repor as energias.    

3 – APRENDA A DIZER “NÃO”

Tenha a capacidade de reconhecer suas prioridades. Assim, se você tiver que declinar a um convite em virtude de alguma tarefa mais importante e urgente, faça isso!

É verdade que às vezes é difícil dizer “não”, mas aprenda o prazer de ser livre do desejo de imediatismo. Isso vale também para as próprias tarefas: esteja preparado para mudar sua prioridade caso você perceba que está se dedicando demasiadamente em algum projeto menos importante.   

4 – PLANEJE O DIA

Uma das piores coisas que você pode fazer é acordar sem um plano para o dia e, ao invés de focar no que realmente precisa ser feito, você fica errando entre tarefas triviais que não levam a lugar algum.  

É por isso que você precisa se planejar com alguma antecedência através de uma destas opções:

  • Na noite anterior: Antes de você sair do dia de trabalho, passe os últimos 15 minutos organizando o escritório e fazendo uma lista com aquilo que é mais importante para o dia seguinte.
  • Nas primeiras horas do dia: Durante a sua rotina matinal, escreva as 3 ou 4 questões mais importantes a serem resolvidas no dia. Atue nesses pontos

5 – PLANEJE A SEMANA

Ir ao trabalho com um bom planejamento da semana ajuda a selecionar as prioridades. Isso vai ser de grande auxílio na hora de você curtir o seu fim de semana despreocupadamente sabendo que, quando a segunda chegar, você sabe o que precisa fazer.

A dica é encontrar alguns minutos no seu domingo para criar um plano para a semana inteira. A partir daí, você pode dividir tudo isso em metas diárias.

Lembre-se, no entanto, que a sua energia e criatividade oscilam ao longo da semana. Assim, deixe as tarefas de baixa prioridade para uma segunda-feira e outros horários de pouca energia. Terça e quarta são ótimos dias de alto rendimento. As quintas podem ser boas para reuniões, enquanto as sextas dedique ao planejamento.   

6 – ADICIONE UM “FEITO” NA SUA LISTA DE AFAZERES

Anote não apenas o que você precisa fazer, mas marque também o que você já fez. Quando chegar na sexta-feira, contemple a lista que você havia preparado. Caso a maioria das tarefas esteja marcada com “feito”, então você pode se dar alguma espécie de prêmio. Caso você não tenha alcançado seus objetivos, talvez seja uma boa hora de rever seus métodos e refletir sobre o que deu errado.

7 – APRENDA A DELEGAR

Outra dica para gerenciar seu tempo é saber delegar e terceirizar afazeres. Para alguns, é difícil deixar outros realizaram um trabalho ao qual estão habituados. Para outros, há dificuldade em achar tempo para treinar alguém adequadamente.  

Mas uma coisa é certa, delegar e terceirizar é realmente um grande poupador de tempo à medida diminui sua demanda de trabalho. Isso implica em mais tempo para você se dedicar às tarefas mais importantes.

8 – NÃO ESPERE POR INSPIRAÇÃO

Alguns artistas simplesmente esperam a inspiração bater. Alguns escritores também ficam sentados a esperar o fim do bloqueio criativo. Mas estes são minoria. A maioria dos artistas e das pessoas de negócios sabem que um bom trabalho é 1% inspiração e 99% transpiração, ou seja, não é correto ficar esperando a criatividade cair do céu, é preciso lutar por ela. Inicie os trabalhos mesmo que você sinta que não está no melhor momento, é possível que você descubra durante o trajeto a inspiração e procura.  

9 – ORGANIZE SEU ESPAÇO DE TRABALHO

Uma pesquisa mostrou que os americanos perdem em média 3 dias por ano apenas procurando itens fora de lugar. Como resultado, gasta-se tempo e dinheiro para repor esses itens. Ao invés de perder essas horas preciosas, organiza-te!

Comece com a mesa de trabalho, passe para o escritório ou home office. Aqui no blog você pode conferir algumas dicas de como se organizar. Tudo isso vai mudar o modo como você consegue gerenciar seu tempo. 

10 – FAÇA MENOS, MAS MELHOR

Fazer menos às vezes implica em fazer melhor. Alguns trabalhos precisam de tempo para serem bem realizados. Essas são palavras de sabedoria que muitas vezes ninguém nos fala. O mundo moderno acaba vendendo a ideia de que é preciso fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, além de levar o corpo ao limite do cansaço. Isso não apenas prejudica a você, como também o resultado final do seu trabalho. Conheça seus limites e trabalhe sempre com mais qualidade. 

Estas foram 10 dicas para gerenciar seu tempo com mais qualidade.

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