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5 DICAS PARA UM BOM TRABALHO EM EQUIPE

Uma equipe competente é a chave para o sucesso do negócio,  uma vez que aumenta a produtividade e a capacidade de encontrar as melhores soluções para os problemas. Companhias que estimulam um ambiente de trabalho amigável e colaborativo são aquelas que tendem a ter mais sucesso em sua área.

Confira algumas dicas para trabalho em equipe.

1 – BUSCAR O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO AO GRUPO

É fundamental que os membros da equipe tenham a forte impressão de que pertencem ao grupo. Um bom trabalho em equipe parte do pressuposto de que todos estão profundamente comprometidos com as decisões do grupo e fazem parte dessas decisões. Esse sentimento de pertencimento é reforçado quando o time elabora juntamente as normas de funcionamento e o guia de relações de trabalho.

2 – PAPÉIS CLAROS DENTRO DO GRUPO

Para o time ter sucesso, cada membro deve saber qual o seu papel e sua responsabilidade dentro do conjunto, além de conhecer os papéis e responsabilidades dos demais companheiros. Os membros da equipe devem também entrar em acordo a respeito do que deve ser feito e de quem deve realizar cada tarefa, distribuindo tarefas de acordo com habilidades. No entanto, compartilhar demandas ou ajudar outros é também parte importante quando algum membro está fora, ou incapaz de concluir sua tarefa a tempo.

3 – OBJETIVOS CLAROS

Um time que tem objetivos claros e prazos coerentes para suas tarefas vai trabalhar junto com muito mais eficiência do que um grupo sem objetivos claros. O grupo que, além disso, concorda em relação aos objetivos e sabe quais são as maneiras para alcançá-los, também ganha agilidade e empenho na conclusão das tarefas.

4 – ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INOVAÇÃO E OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA 

Comentários como “essa ideia não vai funcionar, a gente já tentou” e “que ideia boba” não são adequados para um bom trabalho em equipe. Os membros da equipe devem reconhecer que a força de se estar em grupo é exatamente o fato de que os integrantes podem trazer diversidade à resolução de problemas, criando novas formas de alcançar os objetivos ou criar algo novo e estimulante.  

5 – ACABE COM BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO

Utilizar múltiplos canais de comunicação como email, telefone, whatsapp, hangout do google e skype tudo num mesmo grupo de trabalho pode criar barreiras de comunicação e atravancar o processo de trabalho. É preciso criar um consenso em relação ao canal de comunicação que o grupo irá utilizar de forma eficiente.

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