APRENDA A FAZER LETTERING

Para começo de conversa, o que é hand lettering?

Hand lettering é uma criação artística que tem mais a ver com o desenho e a pintura de letras do que com a escrita tradicional. Todo lettering é formado por diferentes formatos que se repetem. Assim, para se tornar proficiente é preciso muita paciência, precisão e criatividade. Existe uma grande quantidade de alfabetos e estilos de caligrafia para lettering, desde variações de letras de forma e letras cursivas, passando por técnicas avançadas tais quais faux calligraphy, bounce lettering e até brush lettering. Além disso, diferentes estilos podem ser combinados entre si, embelezados e modificados. Isso significa que não existe limites para a sua criatividade quando o assunto é hand lettering. Ainda assim, existem algumas regras básicas.

Aqui, nós vamos lhe contar tudo que você precisa saber: quais materiais você vai precisar como iniciante, o que você deve considerar quando estiver produzindo seus lettering, e como aprender diferentes alfabetos. Selecionamos também alguns guias e cadernos de caligrafia para você fazer download. Isso vai lhe ajudar a dar um passo de cada vez em direção ao lettering profissional.  

O que eu devo considerar quando estou fazendo lettering?

A princípio, quando você está criando letterings você pode fazer  qualquer coisa que ajude você na sua criação. Porém, para chegar em um belo resultado é importante observar algumas regras específicas.

Lembre-se de que é a prática que leva à perfeição, assim, lettering e prática têm tudo a ver, especialmente se você está começando.

Confira algumas dicas para iniciantes:

  • Local apropriado: certifique-se de que você sempre terá bastante espaço e luz! Uma mesa bonita e bem iluminada vai fazer a sua criatividade aflorar e ajudar você a praticar por mais tempo.
  • Postura: já que você vai precisar praticar muito, especialmente no começo, é importante que você cultive uma boa postura desde o começo. Sentar de forma ereta não previne apenas dores desnecessárias nas costas, vai também ajudar a manter você na distância certa em relação ao papel, permitindo que você tenha uma visão panorâmica do seu trabalho.
  • Como você segura a caneta ou o lápis: acostume-se a, desde o princípio, segurar a caneta ou  lápis entre o dedão e o indicador. Mantenha a ponta da caneta à certa distância da ponta dos seus dedos. Essa técnica vai ajudar você a prevenir o cansaço dos dedos, além de assegurar um bom controle.
  • Não tenha pressa: dedique-se a cada letra com muita paciência. Hand lettering se baseia na precisão e simetria da imagem criada pelas suas letras. Com uma prática regular, você vai melhorar em breve!

O que vou precisar para hand lettering?

Se você quer ter sucesso no hand lettering, é crucial ter os materiais certos. Caso você utilize o papel errado ou uma caneta inadequada, você não vai apreciar praticar e vai acabar, portanto, se desapontando com os resultados. Por isso listamos uma série de materiais  para você usar quando resolver começar a fazer letterings.

Equipamento básico para escrita de frases:

  • Papel couché: Seus lápis, canetas e outros equipamentos vão ter uma melhor performance em papel couché. A superfície macia permite que o lápis flutue com mais facilidade, além de ser mais fácil traçar linhas precisas.
  • Régua: ela vai lhe ajudar a desenhar dentro das linhas guias e grades, certificando que sua frase ficará simétrica.
  • Lápis: O lápis HB tem a dureza ideal de grafite. Cuidado para não pressionar com muita força enquanto você estiver realizando o traçado. Assim você não deixará marcas quando apagar o traçado inicial à lápis.
  • Borracha: Permite que você apague as linhas guias e grades depois que terminar a sua peça. Faça isso apenas quando a tinta das canetas já estiver completamente seca.

Caneta Pigment Liner

Pigment Liners são seus melhores amigos quando o assunto é desenhar letterings cursivos à mão, ou até mesmo variações mais avançadas como faux calligraphy ou bounce lettering. A caneta com pigmento preto está disponível em 8 diferentes tamanho de linha, então você pode escolher o mais adequado para imagem que você deseja criar.

Quanto mais fina for a ponta da sua caneta de pigmentos, mais estreita será a largura da linha e maior será o efeito de filigrana!

Caneta Porosa Triplus Fineliner

As canetas coloridas de ponta porosa são maravilhosas para praticar! O seu formato triangular é muito ergonômico e confortável de segurar. A sua estabilidade e ponta resistente à pressão são perfeitos para os novatos praticarem o desenho de linhas retas. Outro ponto interessante são as lindas cores que, além de tudo, são misturáveis.    

E aí, que tal começar a praticar? Faça download de páginas de caligrafia para treinamento!


TEMPLATE DE LETRAS MAIÚSCULAS

TEMPLATE DE FONTES CONDENSADAS 

 

Conteúdo traduzido de: https://www.staedtler.com/intl/en/discover/hand-lettering-guide/

Confira dicas de como fazer Bounce Lettering!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo